Quem sou eu

Minha foto
HOJE ALGUMAS FRASES ME DEFINEM: Clarice Lispector "Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda. E diz: "Era só um conto de fadas"... Mas no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida." Antoine de Saint-Exupéry. Contando Histórias e restaurando Almas."Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

Colaboradores

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lya Luft

*Lya Luft*
Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundocontemporâneo...Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas asraças, credos e idades.E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e,como não me envergonho dela, respondi.Foi um momento inesquecível...A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindominha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa damulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nósestamos?'Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mascirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas desenhoritas mesmo em idade avançada.A fonte da juventude chama-se "mudança".De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes dahora.A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novoscomportamentos, é ter disposição para guinadas.Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.Mudança, o que vem a ser tal coisa?Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vidatoda para um bem menorzinho.Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que haviaguardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vidamais compacta e simplificada, rejuvenesceu.Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandoupassear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.Rejuvenesceu.Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tãobom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.Rejuvenesceu.Toda mudança cobra um alto preço emocional.Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito,os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa ficaescancarada na face.Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a taljuventude eterna.Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de asrugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica queresgate seu brilho.Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.Olhe-se no espelho...

Email enviado por Erica Rodrigues,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...