Quem sou eu

Minha foto
HOJE ALGUMAS FRASES ME DEFINEM: Clarice Lispector "Os contos de fadas são assim. Uma manhã, a gente acorda. E diz: "Era só um conto de fadas"... Mas no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida." Antoine de Saint-Exupéry. Contando Histórias e restaurando Almas."Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

Colaboradores

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Terceiro Filtro

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:
“Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca de um amigo ?”
“Espera um minuto”, respondeu Sócrates, “Antes que me digasnalguma coisa,gostaria de te fazer um teste. Chama-se o “Teste do Filtro Triplo.”
“Filtro Triplo?”
“Sim”, continuou Sócrates, “Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.” E continuou: “O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?”
“Não,”, disse o homem “o que acontece é que eu ouvi dizer que…”
“Então,”, diz Sócrates,” não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?”
“Não, muito pelo contrário…”
“Então,”, continuou Sócrates “Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE. O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?”
“Não, acho que não…”
“Bem,” concluiu Sócrates, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos sabes se é verdadeiro, para quê dizeres-me?”

Um comentário:

  1. Oi, querida!
    Que blog gostoso, cheinho de histórias...parabéns pelo trabalho e muito agradecida pela visita. SEja sempre bem-vinda!
    Eu gosto muito dessa história...na cultura popular tradicional a gente conhece "As três peneiras", outra versão pra mesma história.
    Grande beijo com saudade de Minas...inté.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...